-
Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
- Ano: 2012
-
Fabricantes: Dyson, Giacomini, Lignacite, Orluna, SAS International, Selo UK, Sonogamma
The Shard, também conhecida como London Brigde Tower, é uma torre de uso misto com 72 pavimentos localizada junto a estação London Brigde, às margens do rio Tâmisa. Esse projeto foi uma resposta à visão urbana do prefeito de Londres Ken Livingstone e à sua política de fomentar o desenvolvimento de alta densidade nos principais modos de transporte em Londres. Esse tipo de extensão urbana sustentável está baseada na proximidade do transporte público, desencorajando o uso do automóvel e ajudando a reduzir o tráfego na cidade.
Uma combinação de usos, residencial, escritórios e comércio, cria um edifício que está em uso 24 horas por dia. A forma esbelta e piramidal da torre determinou-se por sua idoneidade para essa mistura: grandes pavimentos na parte inferior para escritórios, restaurantes, espaços público, um hotel localizado no meio e apartamentos privativos na parte superior do edifício.
Os últimos pavimentos abrigam uma galeria de observação pública, a 240 metros sobre o nível da rua. Essa disposição de funções também permite que a torre seja reduzida e desapareça no céu, um detalhe particularmente importante para Renzo Piano Building Workshop dada a prominência do edifício no horizonte de Londres.
Os "fragmentos", oito fachadas de vidro inclinado, definem a forma e a qualidade visual da torre, fragmentando a escala do edifício e refletindo a luz de maneiras imprevisíveis. As aberturas nas brechas ou "fraturas" entre os volumes proporcionam ventilação natural aos jardins de inverno. O vidro extra-branco utilizado confere leveza e sensibilidade ao céu que rodeia o edifício, a cor e o estado de ânimo de The Shard mudam constantemente.
Era necessário uma solução técnica para garantir o rendimento da fachada em termos de controle da luz e calor. Desenvolveu-se uma fachada de pele dupla, com ventilação natural e persianas internas que respondem automaticamente às mudanças nos níveis de luz. A lógica é muito simples: as persianas externas são muito efetivas para manter o ganho de luz solar fora de um edifício, mas as persianas externas não protegidas não são apropriadas para um edifício alto, por isso a camada adicional de fachada de vidro no exterior.
Como parte do projeto, uma parte da explanada da estação de London Brigde também foi reurbanizada e The Shard foi o estímulo para a regeneração da área circundante, agora conhecida como London Brigde Quarter.